Terra Quente FM - Um Auditório do tamanho de Trás-os-Montes... há mais de vinte anos. Fundada por uma cooperativa, tendo-lhe sido atribuído o alvará a 23 de Dezembro de 1989, a "TERRA QUENTE FM", emite na frequência 105.2 MHz, (Trás-os-Montes) e em 105.5 MHz (Mirandela cidade).
Sendo uma rádio generalista por excelência, cumpre desde sempre, os períodos de emissão previstos, programação baseada em produção própria, inclusive dos espaços informativos sobre temas locais e regionais, nunca tendo aderido a qualquer cadeia nacional, ou seja, cumpriu desde sempre a "filosofia" que presidiu à criação das Rádios Locais, situação de que, aliás, muito se orgulha.
Promover e divulgar a cultura da nossa terra servindo, cada vez melhor, os nossos ouvintes sempre foi e continuará a ser o nosso principal objectivo; a aposta na qualidade, continuidade e ao mesmo tempo renovação permanente é, no fundo, o “segredo”, se assim lhe pudermos chamar, da nossa presença no quotidiano dos Transmontanos em Geral.
Transparência da Propriedade e da Gestão (art.º 3.º Lei da Rádio)
Empresa: SIT – Sociedade de Informação de Trás-os-Montes, Lda
NIPC: 503 114 111
CAE: 92200-R2
Capital Social: 12.469.95€
Sede: Av. Bombeiros Voluntários, 47, S/L 3, 5370-206 MIRANDELA
Titulares e detentores de participação no capital social*:
Manuel Luís Rodrigues da Silva: 71.60%
Joaquim Manuel Brites Lameiro: 3.07%
Armando Marques Janela: 1.46%
João Luís Teixeira Fernandes: 3.60%
Lídia Maria Garcia Rodrigues Praça: 1.94%
Mário do Nascimento: 4.80%
Acácio Augusto Gonçalves: 1.00%
Jaime Pereira da Silva Antunes: 5.20%
Manuel João Morais Araújo: 1.61%
Maria Helena Chéu Guedes Vaz Ferreira Rodrigues: 2.00%
Jorge Alberto Nunes: 1.72%
Aníbal Antero Chéu: 2.00%
* Nenhum dos titulares é detentor em qualquer outro órgão de comunicação social.
Gerência:
Manuel Luís Rodrigues da Silva
Responsável pela orientação e pela supervisão do conteúdo:
Manuel Luís Rodrigues da Silva
Estatuto Editorial (Artº 34.º Lei da Rádio)
Na área da Comunicação Social, a Rádio Terra Quente é um órgão potencialmente orientado para a defesa dos interesses da região de Mirandela e ao serviço da sua comunidade, visando a informação, nos mais variados aspectos, especialmente nos considerados mais transcendentes e, simultaneamente, de ética, perfeitamente enquadrado no serviço público que visa prestar:
1 – A RÁDIO TERRA QUENTE, sempre com a maior honestidade, dentro do maior rigor e isenção garantirá toda uma objectividade e independência a partir dos aspectos mais relevantes, tais como políticos, religiosos e económicos.
2 – A RÁDIO TERRA QUENTE desenvolverá a maior dinâmica no sentido de tornar efectivo o pluralismo em toda a informação que edita e divulga.
3 – A RÁDIO TERRA QUENTE a todos tratará com a maior igualdade, nomeadamente forças políticas e sindicais, gentes dos mais variados credos religiosos e grupos económicos.
4 – A RÁDIO TERRA QUENTE orientará toda a sua acção na promoção e defesa dos reais interesses dos seus habitantes e de todo o concelho de Mirandela, bem da Região donde emerge, visando, particularmente, aspectos que vão das carências das populações à defesa do meio ambiente.
5 – A RÁDIO TERRA QUENTE, no campo da animação e nos mais variados aspectos recreativos, estará, com a maior disponibilidade, ao lado dos respectivos agentes, sem ignorar o papel que lhe compete nessas áreas, apoiando e divulgando qualquer evento.
Mirandela, Novembro de 1999